Meat Puppets – On the Rise

O Meat Puppets foi fundado pelos irmãos Curt (guitarra) e Chris Kirkwood (baixo), nascidos e criados na cidade de Phoenix, no Arizona. Quando adolescentes, or irmãos tocaram em diversas bandas de rock & roll, tendo como influência o classic rock que na época dominava o mainstream. Em 1980, logo após se formarem (numa escola Jesuíta), os irmãos finalmente criaram o Meat Puppets em 1980, com o baterista Derrick Bostrom. Ao contrário das primeiras bandas de Curt e Chris, o Meat Puppets sofreu forte influência do punk rock durante seus primeiros anos de existência – a banda se recusava até a ensaiar.

Cerca de um ano após sua formação, o Meat Puppets lançou seu primeiro EP, In a Car. Naquele ponto de sua carreira, a banda começou a se tornar muito barulhenta, tocando um hardcore que chegava a ser violento, bastande inclinado para a vanguarda do estilo. Greg Ginn, principal guitarrista do Black Flag e o homem forte dentro da SST Records, ouviu o disco e ficou tão impressionado que ofereceu um contrato pronto para ser assinado com a SST. Em 1982, a banda lançava seu primeiro álbum então pela SST, que trazia um som cuja essência vinha do primeiro EP.

O Meat Puppets não havia desenvolvido uma distinção até seu segundo álbum, Meat Puppets II, lançado em 1984. A partir dali, a banda criou uma bela fusão entre o punk e o country e começou a soar como algo que ninguém nunca tinha ouvido antes. Com o novo disco, a banda começou a realizar constantes turnês e o Meat Puppets passou a cultivar um largo grupo de adeptos cult por todo os Estados Unidos que continuou se ampliando com o passar da década. Em 1985, era lançado o terceiro álbum, Up on the Sun, que passou a ser avaliado em revistas especializadas. Up on the Sun também demonstrou que a banda havia modernizado seu som, se movendo para perto do tradicional blues-rock e country-rock, com uma pitada de psicodelia. Mudanças como essa eram constantes e a inclinação para o hard rock continuou intensa no final dos anos 80, quando a banda gradualmente passou a abandonar um pouco de suas raízes, o punk.

Após o lançado do EP Out My Way em 1986, o Meat Puppets lançou dois álbuns bastante criticados pela crítica – Mirage e Huevos -, em 1987. Com o lançamento de Mirage, a banda se estabilizou como muitas das que ficam famosas por tocar e comparecer à rádios de faculdades e universidades americanas, além de conquistarem um público bastante amplo dentro do circuito underground e alternativo. Monsters, o último disco lançado pela SST, saiu em 1989 e foi o estopim para que a banda passasse a cultivar mais o espírito e a essência do heavy e do hard rock, visivelmente notados ao longo dos anos 90. Apesar do som franco e honesto de Monsters, o disco não foi bem recebido pelos admiradores da banda, e contiuou a apenas se afirmar nas rádios universitárias.

Saiba mais sobre a  banda AQUI

Anúncios

2 Respostas

  1. Gostei dessa banda, tô meio viciada…heheheeh. Beijoca :oP

  2. […] bookmarks tagged meat puppets Meat Puppets – On the Rise « Plataforma Virtual saved by 4 others     hasafgagen bookmarked on 02/12/09 | […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: