Sistema pode substituir cartões bancários pelo celular

Um grupo de pesquisadores da Unisul (Universidade do Sul de Santa Catarina) criou um sistema, o WapCash Mobile Payment, que pode substituir os cartões de crédito e débito por um telefone celular. Em um aparelho comum, podem ser realizados todos os tipos de transações comerciais.

O projeto reúne pesquisadores e empresas de tecnologia e, de acordo com o coordenador, professor Marcelo Medeiros, um dos grandes benefícios é o fato de o usuário não precisar sair de casa com vários cartões bancários. Além disso, em caso de roubo, ele não teria aborrecimentos para providenciar cancelamento de cartões ou sustação de cheques.

“Nosso foco é desenvolver uma solução para o estabelecimento que trabalha com bandeiras de cartão de crédito e cartão de débito”, conta o professor Medeiros, prevendo o fim do chamado dinheiro de plástico. “É um pagamento seguro e que vai diminuir, a ponto de terminar, com o uso dos cartões de débito”.

O sistema, também chamado de mobile payment (m-payment) ou eletronic payment (e-payment), é uma solução que possibilita a realização de transações financeiras para pagamentos dos mais variados tipos, por meio do aparelho celular. Por exemplo, na hora de pagar uma conta no supermercado, o usuário fornece o número de cadastro no Wapcash. O estabelecimento preenche detalhes do pagamento, como numa máquina de cartão de crédito comum. Em seguida, a autenticação, utilização de senha e confirmação são realizados no próprio celular do usuário.

No aparelho comum, Medeiros explica que é possível escolher entre as opções crédito e débito. “A consolidação de novas tecnologias, a convergência digital e o aumento da velocidade de comunicação através da banda larga abriram uma nova era para o desenvolvimento de serviços que antes eram somente sonhos de futuro”, comenta, explicando que o sistema é seguro e funciona apenas com um navegador de Internet, o que proporcionaria agilidade. “O usuário consumidor pode, via Internet, acompanhar os gastos com cartão. Para as empresas, não há gastos com mensalidades para se manter os pontos de cartão de débito ou crédito”, diz o professor.

Algumas questões de segurança estão sendo analisadas, mas a certeza do professor é a de que o “Wapcash” vai se tornar um sucesso, devido ao imenso mercado de telefonia celular. “Hoje em dia, é mais fácil esquecer em casa a carteira de dinheiro do que um telefone celular”, completa.

Redação Terra

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: